História

  • 1986

    A empresa Metal Brasil nasceu no centro de Fortaleza, graças ao sonho do sócio-fundador, o Sr. Eduardo Sanford Guimarães, numa área de 50m². Após alguns anos, insatisfeito com os problemas existentes nas linhas oferecidas no mercado, resolveu, em 1997, desenvolver sua própria linha de perfis de alumínio.
  • 1997

    Para dar início ao projeto, foi necessário adquirir máquinas injetoras para fabricar os acessórios e contar com a parceria da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio. Diversos produtos foram criados e lançados, oferecendo ao mercado da construção civil, diversas opções com design moderno e soluções desejadas, proporcionando maior resistência contra impactos, estanqueidade total e eliminação de ruídos provocados pelos ventos. Com a aceitação da nova linha e o alavancar das vendas, tornou-se inadiável investir no seu pátio fabril, mudando do centro de Fortaleza, com cerca de 1000m² para o município do Eusébio com 10.000m².
  • 2002

    Após a mudança para a nova sede, e sempre preocupada com a qualidade de seus produtos, a empresa resolve adquirir o 1° centro de usinagem do Norte-Nordeste, capaz de usinar com maior rapidez e eficiência os perfis. Em seguida, adquiriu uma curvadora de tubos, duas máquinas de corte CNC, lapidadora, máquina de corte vidro CNC e outras, a fim de oferecer uma série de benefícios e vantagens ao cliente, tais como precisão no corte e na usinagem dos perfis, agilidade, rapidez no corte  e beneficiamento de vidros, aumentando a qualidade do produto final e o minimizando o tempo de fabricação e entrega.
  • 2006

    Em fevereiro de 2006 foi concedido ao Sr. Luiz Eduardo Sanford Guimarães, o título de Sócio Fundador por sua valiosa participação que permitiu a criação do ITEC - Instituto Tecnológico da Construção Civil.
  • 2007

    Foi necessário buscar novos desafios e ficar de olho nas tendências de mercado. Chegou a hora de investir em um processo de pintura eletrostática, adquirindo todos os implementos necessários, inclusive laboratório para testes diários. Dado o passo, a Metal Brasil se tornou a primeira empresa do ramo a pintar os próprios perfis após cortados e usinados, evitando assim risco da pintura apresentar corrosão filiforme. Com isso, a fábrica passou por uma ampliação para receber o setor de Pintura. Essa aquisição possibilitou a oferecer uma gama de cores à escolha do cliente, podendo atender a pedidos com cores diferenciadas dos padrões existentes.
  • 2008

    A demanda aumentou e foi necessário trocar o centro de usinagem por um mais avançado, capaz de usinar vários perfis de uma vez só. Constituição da I.V.T. – Indústria de Vidros Temperados Ltda.
  • 2009

    Com a visão sempre focada no futuro e preocupada com possíveis mudanças no mercado, além dos constantes atrasos nas entregas dos fornecedores, resolveu adquirir a 1° extrusora do Estado do Ceará. A Extrusão é um processo que engloba vários equipamentos como estufa de aquecimento, extrusora, mesas de corte, policortes, estufa de cura, etc. Adquiriu também a 1ª fábrica de parafusos de aço inox, para atender inicialmente o consumo interno. A empresa está sempre preocupada em criar mecanismos que a faça operar de forma mais aprimorada possível, adotando medidas que contribuam para o desenvolvimento mais rápido da capacitação da mão de obra, item bastante carente ao local. Desse modo, diminui-se os custos, aumenta a produtividade, minimizando os prazos de entrega para facilitar o fluxo do produto acabado.
  • ⁠⁠⁠2010

    Constituição da MB Instalação de Esquadrias Ltda. para prestar serviço de instalação das esquadrias de alumínio nas obras realizadas pela Metal Brasil.
  • 2011

    Para obter maior eficiência e rapidez no setor de pintura a empresa Metal Brasil adquiriu novo jogo de cabine de pintura eletrostática de projeto Português, com tecnologia Suíça.
  • 2012

    Constituição da I.C.A. – Industria Cearense de Alumínio Ltda. para fabricar perfis de alumínio diversos.
  • 2013

    A empresa Metal Brasil adquiriu varias prensas pneumáticas e hidráulicas, pantógrafos, máquina de embalar com esteira, túnel de encolhimento e seladora, apropriada para proteger o produto final: portas e janelas.
  • 2014

    Para dar continuidade a melhoria do setor de pintura, a Metal Brasil fez aquisição de novos maquinários: forno de cura, tanques de tratamento, transportador aéreo.
  • 2016

    Analisada a capacidade de produção, conseguiu-se estimar que a capacidade ociosa existente, suportará a demanda nas vendas, servindo de base para a tomada de decisões estratégicas para as empresas. Desse modo, resolveu-se abrir mais duas empresas para ampliar as vendas do grupo: A MB Representações Ltda. e a I.C.A. Filial, onde o cliente encontrará uma gama de produtos em um só lugar: perfis de alumínio para: box, janelas, portas, portões, fachadas, gradis, acessórios em geral, vidro, etc.

Galeria